Descubra a diferença entre Vigilante e Vigia para saber qual escolher

Descubra a diferença entre Vigilante e Vigia para saber qual escolher

A diferença entre vigilante e vigia pode levar a muitas dúvidas, principalmente entre as pessoas que não estão atualizadas neste assunto.

 

Por isso, para te ajudar a fazer a escolha certa e acabar com qualquer dúvida, selecionamos neste artigo tópicos importantes sobre o tema.

 

Aqui você vai quais as principais diferenças entre funções, capacitações, cursos e por qual destes é melhor optar de acordo com as suas necessidades.

 

E ao final do artigo, caso ainda tenha alguma dúvida, é só deixar aqui nos comentários que vamos responder com muito prazer! Agora, vamos lá!

 

Qual a função do vigilante?

O vigilante é o profissional capacitado que pode atuar na segurança e vigilância privada.

 

Aqui na Avante, todos os profissionais passam por uma análise minuciosa antes de fazer parte da equipe. Assim temos a certeza que estamos oferecendo o melhor profissional para cada atuação.

 

Sendo assim a função principal do vigilante é garantir a segurança patrimônio, assim como a integridade das pessoas que estão no ambiente.

 

No entanto para ser vigilante, é necessário estar apto através de cursos com treinamentos específicos.

 

Além disso, nesta função pode-se utilizar o porte de arma, somente no ambiente profissional, sendo necessário que estes funcionários tenham a CNV (Carteira Nacional do Vigilante) e o curso de vigilante armado.

 

Outra informação importante saber sobre os vigilantes, é a regulamentação da profissão, que neste caso é realizada pela Polícia Federal.

 

Por isso, em todos os cursos de formação, assim como os de reciclagem, as instituições responsáveis precisam ser credenciadas junto à PF.

 

Em relação a segurança do patrimônio, os vigilantes devem fazer a ronda conforme a orientação de cada empresa, tendo assim permissão para se locomover dentro do perímetro em questão com todos os aparatos necessários para garantir a segurança em qualquer emergência.

 

 

Qual a função do vigia?

Uma grande diferença entre vigia e vigilante é o grau de especialização.

 

Como você percebeu, nem todos estão aptos para exercerem o cargo de vigilante, sendo necessário possuir o curso de formação registrado pelo departamento da Polícia Federal.

 

Já no caso do vigia, não se exige experiência ou curso.

 

Ele é responsável pela guarda e zelo do patrimônio, como o controle de entrada e saída das pessoas, porém não possui o porte de arma e o treinamento necessário para as situações de emergências.

 

Ao contrário do vigilante, o vigia não possui uma profissão regulamentada, nem fiscalização.

 

Além disso é uma atividade estática, pois não tem o preparo necessário para saber como agir em situações diversas, sendo considerada uma profissão mais informal e com funções menos arriscadas.

 

É importante saber:

 

Como foi dito, a profissão do vigilante é regularizada pelo departamento da Polícia Federal, sendo regidos pela lei 7.102/1983.

 

Isso garante a estes profissionais a capacitação necessária para atuar como vigilantes patrimoniais de qualquer instituição, seja ela pública ou privada.

 

Assim como a integridade física de pessoas ou cargas em transporte.

 

Veja a seguir alguns pontos exigidos na formação de um profissional vigilante:

  • Ser brasileiro (nato ou naturalizado)
  • Ter ensino fundamental completo e idade mínima de 21 anos
  • Ser aprovado em curso de formação de vigilante reconhecido pela Polícia Federal
  • Ser aprovado em exame de aptidão física, mental e psicotécnico
  • Não ter antecedentes criminais
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares
  • Manter-se preparado para o exame das suas funções e passar anualmente por exames que comprovem a saúde física e mental.

 

O uso da arma de fogo:

 

Vale ressaltar que este profissional pode utilizar armas de fogo somente no ambiente de trabalho e em casos específicos para garantir a segurança.

 

Por isso é importante que o profissional seja bem treinado, utilizando este recurso somente em situações de extremo perigo.

 

Além dos cursos e da reciclagem, assim como a ATA para o porte de armas, é importante que ocorra uma análise específica sobre cada profissional, garantindo assim mais tranquilidade para ambas as partes.

 

Este é mais um dos muitos motivos que mostramos aqui, da necessidade de escolher uma empresa séria e competente, como a Avante, que busca sempre os melhores profissionais do mercado.

 

Qual você deve escolher?

 

Antes é importante destacar que tudo varia de acordo com a sua necessidade, e por isso aconselhamos que você entre em contato conosco para uma orientação completa e específica.

 

Porém é notável que o vigilante profissional está muito mais apto para realizar a segurança patrimonial de qualquer local, pessoa ou carga.

 

Além de te proporcionar uma maior tranquilidade com relação ao serviço prestado, você vai ter a certeza de que estará proporcionando à todas as pessoas do local, um ambiente mais seguro.

Por tudo isso, a Avante recomenda a escolha do vigilante que possui a formação adequada para te atender de maneira segura e completa.

 

Aqui nós temos os melhores profissionais e garantimos que você será muito bem atendido, então caso ainda tenha alguma dúvida ou queira saber mais entre em contato conosco.

Descubra a diferença entre Vigilante e Vigia para saber qual escolher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *